#3 Diário de Viagem - "Get Addicted to Happiness"

Os alunos da Escola Básica dos 2.º e 3.º ciclos Dr. Horácio Bento de Gouveia, deslocaram-se a Battipaglia, em Itália, entre os dias 13 e 19 de Novembro de 2016, ao abrigo do programa Erasmus+ e do projeto "Get Addicted to Happiness".

Acompanha-os através dos seus testemunhos neste "Diário de Viagem".
17 de novembro de 2016

Visita a Pompeia
Encontrámo-nos na escola de manhã cedinho para apanhar o autocarro que nos levou à nossa primeira paragem: Pompeia. Vimos paisagens lindíssimas e tivemos a oportunidade de fortalecer a relação com os outros alunos de diferentes nacionalidades.

Fomos muito bem recebidos em Pompeia. Foi-nos dado um guia que nos acompanhou durante toda a viagem, explicando tudo o que os nossos olhos e expressões perguntavam. Em Pompeia acreditavam que havia vida depois da morte, por isso havia uma muralha que separava a cidade em duas partes: Pompeia (vivos) e Necrópoles (mortos). Visitámos ambas as partes, passando pelas zonas onde costumam ser os restaurantes, as casas e o anfiteatro.

Quando o vulcão inundou a cidade, esta ficou submersa em 12 metros de lava. Começaram a construir uma cidade nova até descobriram que havia algo enterrado por baixo da terra que pisavam. Escavaram e encontraram a cidade destruída pela lava. Até hoje ainda estão a explorar.

Depois de sair da cidade apanhámos o autocarro até Nápoles. Almoçamos pizza num restaurante de uma das ruas principais e depois tivemos algum tempo para fazermos o que quiséssemos. Decidimos provar o famoso gelado italiano, ver algumas lojas e visitar alguns monumentos que fazem de Nápoles uma cidade única.
No caminho de regresso todos estavam cansados mas isso não fez a boa disposição desaparecer. Os alunos interagiram uns com os outros e não houve um momento de silêncio durante toda a viagem.

Já em Batippaglia fomos levados para uma festa pelas famílias e estivemos a dançar e a conviver com os alunos dos outros países.

Já cansados voltámos para casa, onde repusemos as energias para o dia seguinte.
Catarina
HBG | 9.º ano
18 de novembro de 2016
O último dia

O último dia em Battipaglia foi um dia de emoções fortes. Acordámos com a sensação de que a semana tinha passado depressa demais. Ainda tínhamos muito por descobrir, mais amizades por fazer, outras tantas para solidificar… o dia seria curto para tudo o que ainda queríamos fazer!

Encontrámo-nos cedinho e fomos em excursão a um sítio maravilhoso: Paestum – uma cidade da Magna Grécia, fundada no fim do século VII a.C. e redescoberta no século XVIII. A sua beleza arqueológica está nas ruínas que preservou: três templos gregos, túmulos e outros edifícios, Património da Humanidade. 

Á tarde tivemos atividades na escola e ao fim do dia assistimos à cerimónia de encerramento na Câmara Municipal. Preparam-nos um espetáculo lindíssimo e emocionante. No final, não havia aluno que não chorasse. Abraçámo-nos, chorámos muito aquela despedida que sabíamos poder ser para sempre. As nossas emoções estavam ao rubro. É quase indescritível o poder e a intensidade das amizades que se criam nestes projetos. Prometemos manter-nos em contacto, sempre! 

Á noite tivemos um jantar de despedida com todos os alunos, professores e famílias. O restaurante tinha uma “discoteca”. Foi mais um momento de diversão e de muita saudade. Conscientes que partiríamos daí a umas horas, as lágrimas eram uma constante. 

Que bom termos tido a oportunidade de participar neste projeto! Que bom termos feito tantas amizades! 

Adeus amigos! Adeus famílias que tão bem nos acolheram! Levamos a todos no nosso coração!
Obrigada e até sempre!
Levamos Itália no coração!

Leonor e Carolina
HBG |9.º ano
Continuação...
 

Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.