#2 Diário de Viagem - "Get Addicted to Happiness"

Os alunos da Escola Básica dos 2.º e 3.º ciclos Dr. Horácio Bento de Gouveia, deslocaram-se a Battipaglia, em Itália, entre os dias 13 e 19 de Novembro de 2016, ao abrigo do programa Erasmus+ e do projeto "Get Addicted to Happiness".

Acompanha-os através dos seus testemunhos neste "Diário de Viagem".

15 de novembro de 2016
Hoje foi um dia cheio! 

Fomos para a Escola Via Ravenna, onde assistimos a algumas aulas e espetáculos. Depois de uma cerimónia formal, fomos de autocarro visitar a atual Biblioteca Municipal, que, em tempos, foi um museu. Fomos também conhecer a Câmara Municipal (que em Itália não tem este nome) e fomos recebidos pela Presidente e outros políticos. 

Depois de um almoço em casa com as nossas famílias, regressámos à Escola Via Etruria, onde participámos num workshop de arte. Depois, os italianos ensinaram-nos umas danças tradicionais de Itália. Dançámos e divertimo-nos até não poder mais!

Após o dia de escola, a minha família italiana (por sinal, muito querida e muito especial) levou-me a conhecer uma fábrica de azeite e o seu processo de fabricação. Os funcionários da fábrica eram muito simpáticos e, apesar de falarem comigo em italiano, conseguimos comunicar. Fizemos umas provas de pão com azeite e ainda nos ofereceram uma garrafa de recordação!

Já mesmo ao fim do dia, a minha família levou-me a conhecer uma escola de dança. Que diversão! Dançámos e dançámos! Já era tarde quando regressámos a casa para um descanso merecido e para recarregar energias para o dia seguinte! 
Diana
HBG | 8.º ano

16 de novembro de 2016

Quarta-feira passámos o dia na escola. Chegámos lá por volta das oito e meia. 

Fomos para uma sala onde aprendemos a moldar argila. Foi-nos ensinada a técnica japonesa: “Raku Pottery”. Esta atividade foi diferente para nós pois, na nossa escola, não mexemos nesse tipo de material. Todos gostámos muito de fazer as nossas próprias peças. Divertimo-nos muito a fazer isto.
À hora de almoço ensinaram-nos a fazer pizza. Estávamos muito curiosos. Os rapazes que nos ensinaram a fazer pizza eram muito engraçados e deixaram-nos muito à vontade. Depois de cozidas, as pizzas foram o nosso almoço. Estavam deliciosas!

Quando acabámos, fomos para o pátio da escola e estivemos a falar e a socializar com todos os países. Também coreografámos umas danças entre todos, o que foi muito divertido.

Durante a tarde continuámos no nosso workshop de argila e, ao final do dia, houve festa internacional na escola: fomos todos dançar ao som de músicas italianas tocadas por uma banda ao vivo e dançámos da maneira como tínhamos aprendido no dia anterior. Esta foi a minha parte preferida do dia pois foi um momento mágico. A maneira como estávamos felizes e em êxtase foi deveras memorável para mim. Fiquei a conhecer novas pessoas e dançámos todos juntos. Este será sempre um momento muito presente na minha cabeça pois nunca estive presente num momento de tanta felicidade junta.

Seguiu-se o jantar internacional. Este também foi um bom momento pois provar sabores de diferentes sítios foi muito interessante e muitas das comidas eram bastante saborosas. A minha comida preferida foi a comida polaca pois tinha muitos doces e bolachas deliciosas.
Após o jantar a minha «mãe» veio-me buscar a mim, à Ana e aos meus «irmãos» e fomos todos para casa.
 Laura
HBG | 9.º ano
Continuação...

Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.