Sobre

O projeto ‘Ponto e Vírgula’ (PV) é um suplemento editorial dirigido aos alunos do ensino secundário, que resulta de uma parceria entre a Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia (SRE), o Diário de Notícias da Madeira e o PLAZA Madeira.

Esta publicação, composta por oito suplementos anuais de 16 páginas publicadas pelo Diário de Notícias da Madeira, é produzida pelos jovens e para os jovens, abrangendo diversas áreas editoriais. Os estudantes estão envolvidos na conceção das capas, redação dos editoriais, atuam como repórteres, colunistas, entrevistadores e entrevistados, além de contribuírem como ilustradores.

Da energia criativa dos jovens surgiu o Concurso ‘Grande Ideia’, que abrange oito modalidades: Conto, Poesia, Ilustração, Fotografia, Vídeo, Podcast, Reportagem e Investigação Histórica. 

O PV dá voz aos alunos das escolas secundárias da Madeira desde 2015 e, ao longo de nove anos letivos, foram publicados 70 números e cerca de 1052 páginas no Diário de Notícias, com a participação de mais de 2530 alunos nas várias rubricas. 

 O concurso ‘Grande Ideia’ mobilizou 1054 concorrentes, com 859 trabalhos em competição. Todos os meses, o Mural do PLAZA Madeira dá visibilidade às modalidades a concurso. Objetivos:  
  • Promover boas-práticas educativas; 
  • Divulgar a realidade escolar do ponto de vista dos alunos; 
  • Integrar as múltiplas literacias do perfil de competências dos alunos, à saída da escolaridade obrigatória; 
  • Disseminar metodologias das boas práticas educativas, através dos canais de comunicação existentes; 
  • Promover a literacia para os media. Cada aluno deverá ser capaz de aceder e usar os media (tradicionais e digitais) em segurança (para aprendizagem, entretenimento, comunicação e trabalho), analisar de uma forma crítica e produzir, de forma consciente e criativa, os seus próprios conteúdos mediáticos, além de os disseminar em formatos e plataformas adequadas; 
  • Contribuir para o desenvolvimento do sentido estético dos jovens e estimular o envolvimento da comunidade escolar nos eventos emblemáticos da nossa Região; 
  • Apelar ao comportamento sustentável na decoração de espaços públicos através da criação de tapetes de flores, na altura da Festa da Flor.