#1 Diário de Viagem - "Get Addicted to Happiness"

Os alunos da Escola Básica dos 2.º e 3.º ciclos Dr. Horácio Bento de Gouveia, deslocaram-se a Battipaglia, em Itália, entre os dias 13 e 19 de Novembro de 2016, ao abrigo do programa Erasmus+ e do projeto "Get Addicted to Happiness".

Acompanha-os através dos seus testemunhos neste "Diário de Viagem".
13 de novembro de 2016


O nosso destino era Battipaglia mas, para lá chegar, tínhamos de superar alguns obstáculos. Principalmente eu porque era a minha primeira viagem de avião e, apesar de saber que se trata de um transporte seguro, confesso que a expetativa era algo de inquietante.

O dia 13 de Novembro! O grande dia! Acordei cedo, muito cedo. Sabia que ia ao encontro de uma grande aventura. Ia conhecer novos locais, novas pessoas, uma nova língua e, obviamente, fazer novos amigos entre os italianos, polacos, turcos, croatas e espanhóis que estão connosco neste projeto Erasmus+: Get Addicted to Happiness.

Era muita emoção para gerir: a primeira viagem de avião, a primeira vez longe dos meus pais, uma aventura longe do meu país, da minha ilha… às 7h38 já estava no aeroporto: um mundo novo para mim! Rapidamente, o grupo que representaria a Escola Dr. Horácio Bento de Gouveia em Itália foi-se formando: éramos oito alunos (sete raparigas e um rapaz) e três professoras. Estavam todos com ar bem-disposto. Eu acho que também estava, apesar do friozinho que me corria na barriga…


A hora da despedida fez-se sem lágrimas, mas com muitos avisos dos pais! Voámos para Lisboa, depois para Munique e só depois para Nápoles. Foi um dia muito longo mas cheio de novidades para mim! O avião, a simpatia da equipa de bordo, as refeições, os aeroportos gigantescos…

De Nápoles a Battipaglia ainda levámos uma hora. Estávamos exaustos mas ansiosos por conhecer as nossas famílias italianas que nos esperavam. Que alegria a nossa chegada! As famílias acolheram-nos como filhos. Os meus “irmãos” italianos, os gémeos Angelo e Luigi e a Carla não podiam ser mais queridos. Acho que me espera uma semana e tanto!
Ana Beatriz 
HBG | 9.º ano
14 de novembro de 2016
O primeiro dia a sério!

O primeiro dia de escola, segunda-feira, foi quando nos deparámos com o desafio de comunicar com os italianos que pouco falavam inglês. Não conhecíamos ninguém. A língua e o espaço eram-nos estranhos mas encontramos uma forma de nos entendermos.

Passámos a manhã na escola, onde nos receberam muito bem. A cerimónia de boas vindas foi uma forma de começar a fixar as novas caras italianas e de conhecer a escola. Não é difícil fazer novos amigos neste projeto, todos os alunos italianos estão interessados em nós, os alunos estrangeiros. Apesar das diferentes línguas e  culturas encontramos sempre uma forma de comunicar.
À tarde fomos a Salerno com a família que nos acolheu  e com uma aluna italiana que  recebeu duas meninas croatas. Vimos as luzes de natal e andámos pelas ruas frias e luminosas de Salerno. O jantar foi, como era de esperar, a deliciosa pizza italiana. Foi uma excelente forma de ficar a conhecer as duas italianas tal como as alunas croatas. Depois do longo passeio fiquei com saudades do calorzinho da Madeira.
Maria Jorge
HBG | 9.º ano
Continuação...

Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.