Escola do Porto Santo apoia alunos com multideficiência


A nova Unidade de Ensino Especializada

A Unidade de Ensino Especializada é um recurso pedagógico especializado dos Estabelecimentos de Ensino Regular do Ensino Básico, constituindo-se como uma resposta educativa diferenciada que visa apoiar a educação dos alunos com problemas graves de cognição e situações de multideficiência, associados a limitações sensoriais ou motoras ou de surdocegueira congénita. Pretende-se que os alunos tenham acesso a informação que os ajude a realizar aprendizagens específicas diferenciadas e significativas, possibilitando a sua participação em atividades com os seus pares sem necessidades especiais.
A Unidade de Ensino Especializado da Escola Básica e Secundária Prof. Dr. Francisco Freitas Branco, Porto Santo, iniciou as atividades no ano letivo 2016/2017, prestando acompanhamento a dois alunos com multideficiência. Estão envolvidos cinco docentes de diferentes áreas, uma terapeuta da fala e duas assistentes operacionais.
O Ponto e Vírgula foi perceber um pouco melhor o que está a ser feito nesta unidade de ensino. Falámos com uma das responsáveis, professora Paula Soares, e ficámos a saber um pouco mais sobre os alunos e as suas atividades.

Ponto e Vírgula (PV) – Há quanto tempo funciona a unidade de ensino especializado?

Paula Soares (PS) – Já existe há 7 anos, mas aqui na escola secundária só começou este ano letivo.

PV – Quantos alunos estão integrados nessa unidade?

PS – Temos dois alunos, a Bárbara e o Diogo.

PV – Que tipo de atividades são desenvolvidas com os alunos?

PS – Um pouco de tudo. Temos Educação Física com o professor Jorge Dias, Educação Visual com a professora Fátima Mesquita, Educação Musical com a professora Fátima Guerra, também temos terapia da fala com a Dra. Filipa Narciso. A professora Isabel Oliveira trabalha matemática, português e TIC (tecnologias de informação e comunicação) com estes alunos, e eu que estou a ajudá-los a desenvolver várias competências, em particular a autonomia.

PV – Como é que está a ser a integração na escola?

PS – A integração dos meninos aqui na escola foi ótima a vários níveis. Nomeadamente pelo pessoal docente, não docente e alunos. Foram muito bem recebidos. Têm apoio e carinho de toda a gente; todos os alunos vêm falar com eles e brincam. As instalações que temos agora não têm nada a ver com as salas que tivemos anteriormente. A sala é ampla e luminosa. As pessoas estão todas empenhadas no bem-estar dos meninos.

PV – Que balanço faz, até agora, do trabalho desenvolvido?

PS – O balanço global, até agora, tem sido ótimo! Foi uma grande valorização dos meninos em termos de socialização. O trabalho desenvolvido pelos vários professores tem sido muito bom. As estruturas físicas disponíveis também são boas. A transição para esta escola foi mesmo ótima.

PV – Durante quanto tempo se prevê que a unidade funcione?

PS – Esta unidade funcionará até os meninos terem 18 anos, pois estão dentro da escolaridade obrigatória. Depois serão transferidos para o Centro de Atividades Ocupacionais (CAO). Ainda falta algum tempo… Para já, estaremos nesta escola o tempo que for necessário.



João Gonçalo Rodrigues e João Pedro Santos
EBS Prof. Dr. Francisco de Feitas Branco

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