Ponto e vírgula?


Este sinal de pontuação traz consigo um apelo à reflexão, pois impõe uma breve paragem no caminho para o final da frase, para a concretização do objetivo. Quando o pensamento precede a ação, a ação torna-se consequente e ganha significado.

Mensalmente e em sete edições, as opiniões, as questões, as vontades e os desejos dos jovens estudantes ganharam corpo. As escolas viram emergir um espaço em que os seus alunos deram um passo em frente e assumiram a autoria de textos, fotografias e trabalhos gráficos publicados num suplemento do Diário de Notícias da Madeira.
No âmbito da parceria com este periódico de referência, a Secretaria Regional de Educação (SRE) produziu a primeira série do Ponto e Vírgula (PV), em que participaram cerca de quinhentos alunos dos 12 aos 18 anos, de 29 escolas da Região Autónoma da Madeira, com o apoio de duas centenas de professores.
O empenho e a criatividade dos estudantes emergiram em 234 peças publicadas, com o suporte dos docentes, que valorizam a vida das escolas da Madeira e do Porto Santo.
Os alunos participaram – em diferentes áreas do PV – como colunistas, comentadores, entrevistadores, entrevistados, desenhadores de BD, repórteres e fotorrepórteres, tendo ainda assumido a conceção das capas e a redação dos editoriais.
Note-se que a participação harmoniosa das escolas públicas com ensino secundário ou terceiro ciclo do ensino básico foi garantida com uma lógica cooperativa.

Partindo de uma “Grande Ideia”, este suplemento lança, agora, um concurso entre escolas com ensino secundário sobre áreas relevantes da comunicação. Por outro lado, cria uma rede de jovens repórteres nestas escolas, valorizando publicamente o esforço dos alunos numa perspetiva educativa. Em complemento, abre espaço nas redes sociais para uma lógica mais interativa.
Deste modo, no momento em que inicia a sua segunda série, o Ponto e Vírgula reinventa-se para ampliar o compromisso com os seus autores e leitores, porque esta é uma “publicação de e para estudantes”.
Este é o desafio. Vamos a isto.

Consulta o PV de outubro de 2016.

Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.