Vídeos a concurso no ‘Grande Ideia’ em 2019/2020



Quando a biodiversidade desperta uma ‘Grande Ideia’, a criatividade acorda e cumpre-se a obra.

Aqui ficam os vídeos concorrentes da 5.ª Série deste concurso escolar – parte do suplemento ‘Ponto e Vírgula’ – produzidos por estudantes de escolas com ensino secundário da Região Autónoma da Madeira.

Para ver e rever…

𝐌𝐚𝐝𝐞𝐢𝐫𝐚 𝐁𝐢𝐨𝐝𝐢𝐯𝐞𝐫𝐬𝐢𝐝𝐚𝐝𝐞 «O nosso lar é muito mais do que quatro paredes, é todo o espaço que nos rodeia. Desde o monumental e grandioso, até ao mais pequeno e ínfimo. Tudo é importante! Tudo se interliga, somos sem dúvida uma parte dessa grandiosa biodiversidade.»

🧑 Alunos: Alexandre Santos, Francisco Martins, Fábio Mendonça e João Barradas. 🏫 ES de Francisco Franco (Funchal)

https://www.youtube.com/watch?v=fwHqAXSvszY

--

𝐔𝐦 𝐏𝐚𝐬𝐬𝐞𝐢𝐨 𝐩𝐞𝐥𝐚 𝐧𝐨𝐬𝐬𝐚 𝐛𝐢𝐨𝐝𝐢𝐯𝐞𝐫𝐬𝐢𝐝𝐚𝐝𝐞 «Um dia de viagem pela nossa biodiversidade, no qual se propõe uma abordagem diversa à riqueza natural, o património vegetal, geológico. Um constante mergulhar na biodiversidade insular fundindo no mesmo "lugar" o céu, o mar e a terra.»

🧑 Alunos: Francisco Ribeiro e Mateus Jesus. 🏫 EBS D.ª Lucinda Andrade (São Vicente)

https://www.youtube.com/watch?v=tHo4RuRLMk0
--

𝐈𝐥𝐡𝐚 𝐝𝐚 𝐌𝐚𝐝𝐞𝐢𝐫𝐚 𝐞 𝐚 𝐬𝐮𝐚 𝐟𝐥𝐨𝐫𝐞𝐬𝐭𝐚 «A Ilha da Madeira e a sua floresta caracterizam-se pela sua diversidade e singularidade no que toca a espécies de plantas e paisagens únicas. Importa preservar e proteger.»

🧑 Alunos: José Afonso Gonçalves e Pedro Rodrigues 🏫 EBS Bispo D. Manuel Ferreira Cabral (Santana)

https://www.youtube.com/watch?v=xcOWIuLPZ6s

--

𝐍𝐚 𝐝𝐢𝐯𝐞𝐫𝐬𝐢𝐝𝐚𝐝𝐞 𝐁𝐢𝐨𝐥ó𝐠𝐢𝐜𝐚 𝐭𝐮𝐝𝐨 𝐬𝐞 𝐭𝐫𝐚𝐧𝐬𝐟𝐨𝐫𝐦𝐚 «A Biodiversidade despertou-nos a curiosidade e serviu de incentivo para este trabalho. Temos o privilégio de viver e estar em contacto com a natureza. Escolhemos o Hotel Quinta da Serra, pois representa um grande projeto sobre a Biodiversidade.»

👩🧑 Alunos: Joana Soares e Rúben Costa 🏫 EBS Dr. Luís Maurílio da Silva Dantas – Carmo (Câmara de Lobos)

https://www.youtube.com/watch?v=YNT-TOT4s00
--

𝐁𝐢𝐨𝐝𝐢𝐯𝐞𝐫𝐬𝐢𝐝𝐚𝐝𝐞 𝐝𝐨 𝐏𝐨𝐫𝐭𝐨 𝐌𝐨𝐧𝐢𝐳 «Porto Moniz é um dos concelhos da Madeira com maior riqueza de biodiversidade, é mar, é serra, é Laurissilva. Concelho rural com caraterísticas únicas e onde se escondem tesouros vivos que devemos reconhecer e preservar. Porto Moniz é Biodiversidade»

🧑 Aluno: João Pedro Nascimento 🏫 EBS/PE/C do Porto Moniz

https://www.youtube.com/watch?v=qY0BNWph-GQ
--

𝐀 𝐛𝐢𝐨𝐝𝐢𝐯𝐞𝐫𝐬𝐢𝐝𝐚𝐝𝐞 «Atendendo ao tempo em que vivemos e ao tema proposto, decidi com a ajuda da Mariza fazer um hino à Vida e a toda a beleza natural que nos rodeia. Preocupados com a doença esquecemo-nos do que está à nossa volta, da beleza inenarrável que tanto nos dá e, nada pede de volta, apenas ilumina-nos e enche de alegria e ternura os nossos corações. Desejei, também que o desabrochar das rosa e a espontaneidade de toda a vida presente no vídeo, fossem sinónimas da esperança, da devolução dos afetos que tanta falta fazem, do olhar em frente, do desejo que a normalidade volte e, acima de tudo, a imagem da nossa grande força para vencer o enorme o “Adamastor” que paralisou as nossas vidas.»

👩 Aluna: Laura Mata 🏫 EBS Dr. Ângelo Augusto da Silva (Funchal)

https://www.youtube.com/watch?v=m04-yHwhYrA
--

𝐁𝐢𝐨𝐝𝐢𝐯𝐞𝐫𝐬𝐢𝐝𝐚𝐝𝐞𝐈𝐥𝐡𝐚 𝐝𝐚 𝐌𝐚𝐝𝐞𝐢𝐫𝐚 «O vídeo evoca o esplendor da fauna e flora da ilha da Madeira através de um texto narrativo na 1.ª pessoa em que a biodiversidade, enquanto personagem, faz um desabafo sobre a sua importância para o Planeta lamentando a ação humana descuidada e insensata.»

🧑 Alunos: Carlos Madeira e Diogo Nunes 🏫 EBS Padre Manuel Álvares (Ribeira Brava)

https://www.youtube.com/watch?v=FF7szRNhTKI
--

𝐁𝐢𝐨𝐝𝐢𝐯𝐞𝐬𝐢𝐝𝐚𝐝𝐞 𝐞𝐦 𝐂𝐚𝐬𝐚, 𝐩𝐫𝐞𝐬𝐞𝐧𝐭𝐞 𝐞𝐦 𝐭𝐞𝐦𝐩𝐨 𝐝𝐞 𝐜𝐨𝐧𝐟𝐢𝐧𝐚𝐦𝐞𝐧𝐭𝐨 «O vídeo é uma compilação a preto e branco (tristeza destes tempos) com música em crescendo frenético (a ansiedade que sinto) de vídeos que foram enviados pelos colegas de turma. Acaba a cores como símbolo de esperança que tudo volte à normalidade.»

🧑 Aluno: Pedro Santos 🏫 Escola da APEL (Funchal)

https://www.youtube.com/watch?v=o70aXHROr84
--

𝐏𝐨𝐫𝐭𝐨 𝐒𝐚𝐧𝐭𝐨: 𝐛𝐢𝐨𝐝𝐢𝐯𝐞𝐫𝐬𝐢𝐝𝐚𝐝𝐞 «Ilha de beleza desértica, o Porto Santo surpreende mesmo os que já a conhecem. A natureza não pára de exercer o seu fascínio.»

🧑 Aluno: Rui Melim 🏫 EBS Prof. Dr. Francisco de Freitas Branco (Porto Santo)

https://www.youtube.com/watch?v=O97oV2uT7EM
--

𝐀 𝐍𝐚𝐭𝐮𝐫𝐞𝐳𝐚, 𝐦𝐚𝐢𝐬 𝐮𝐦𝐚 𝐩𝐚𝐢𝐱ã𝐨 𝐫𝐞𝐯𝐞𝐥𝐚𝐝𝐚! «O vídeo pretende cativar e alertar todos os apaixonados pela Natureza a realizar as caminhadas de forma sustentável. Ao percorrer uma simples levada cruzamo-nos com tanta biodiversidade e é preciso mantê-la para que todos a possam vivenciar.»

👩🧑 Alunos: Andrea Millan, Carlos Emanuel, Cláudia Vivo, Laura Moreira, Luís Fernando e Luísa Sousa 🏫 EBS de Machico

https://vimeo.com/411371591
--

𝐁𝐢𝐨𝐝𝐢𝐯𝐞𝐫𝐬𝐢𝐝𝐚𝐝𝐞 «Sob a forma do relato visual de um passeio de amigos, este trabalho pretende realçar a importância da nossa relação com a floresta Laurissilva como património natural e objeto de fruição estética.»

👩 Alunas: Cláudia Nóbrega e Beatriz Vieira 🏫 ES de Jaime Moniz (Funchal)

https://www.youtube.com/watch?v=m7Rh3UFW-Ic

--

Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.