SABIAS QUE…

Sabias que … em São Jorge, podes visitar a maior igreja de estilo barroco da Região Autónoma da Madeira?

A igreja matriz de São Jorge, construída em 1761, possui um grande interesse arquitetónico, sendo a zona do altar-mor maioritariamente revestida a talha dourada. É também uma das últimas igrejas da Região onde o repicar dos sinos ainda é feito manualmente.

Sabias que … em São Jorge, a água é o elemento comum presente em outras três atrações turísticas?

A Levada do Rei que tem 5,1 km, cujo percurso demora cerca de 3h30m a percorrer, até ao Ribeiro Bonito, que é considerado um santuário natural graças à extrema beleza do local coberto por vegetação indígena. Ao longo do percurso, em pleno coração da Laurissilva, esta levada oferece vistas espetaculares das terras agrícolas de São Jorge e Santana.

A Serragem de Água, um dos últimos exemplares destes engenhos existentes na Madeira, localizada no sítio da Achadinha, ainda está em funcionamento, mas apenas para fins turísticos.
A madeira aí serrada destinava-se antigamente sobretudo à construção de edifícios, mas também chegou a ser usada na construção naval.



O Moinho de Água, alimentado pelas águas da Levada do Rei, foi restaurado recentemente e é um dos poucos moinhos que ainda funciona nos dias de hoje. Com uma idade superior a trezentos anos, o moinho é ainda utilizado pela população local e dos arredores para moer trigo, milho, cevada e centeio.


David José de Sousa
Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos de São Jorge – Cardeal D. Teodósio de Gouveia

Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.