Mais prémios com o '+ Criatividade' [Vídeo]

Com o Prémio + Criatividade procuramos fomentar a participação dos alunos no Suplemento Ponto e Vírgula, premiando o trabalho mais criativo, que é mensalmente selecionado por uma personalidade convidada.

Nesta edição é a dobrar.

Um premiado é bom... Dois é bem melhor!

A ilustração da capa e o texto de opinião 'Emigrar ou não: Eis a questão' foram os trabalhos eleitos por Márcia Sousa (Diretora do Museu de Arte Contemporânea da Madeira – Casa das Mudas) como os vencedores do Prémio + Criatividade da edição de fevereiro do Ponto e Vírgula.

As alunas Júlia Assunção e Matilde César, da Escola Secundária de Francisco Franco; e Mónica Freitas, da Escola Básica e Secundária D.ª Lucinda Andrade (São Vicente), foram premiadas com uma visita guiada à Casa das Mudas.

Questionadas sobre a escolha do tema para o seu trabalho, Júlia explicou que a ideia de fazer coisas diferentes, fora do nosso país, acompanha-a desde pequena, por isso estava curiosa para saber o que os colegas pensavam sobre o assunto da emigração. Matilde complementou, dizendo que ficaram surpreendidas com as respostas dos colegas de outros cursos.

O maior desafio para ambas foi «ir para o terreno e entrevistar o maior número de alunos possível, inclusivamente pessoas que nós não conhecíamos».

O ‘Prémio + Criatividade’ foi fruto do trabalho em equipa. Júlia confessou que «nem sempre é simples trabalhar em equipa, mas torna-se tudo mais fácil quando temos na nossa parceira de trabalho uma amiga.» Matilde também reconheceu que «o facto de comunicarmos tanto, e de nos darmos tão bem, ajuda-nos a encontrar concordância nos temas a trabalhar. Esta questão da emigração sempre foi um dos nossos temas de conversa e achámos por bem escrever sobre isso.»

As alunas de artes visuais da ES de Francisco Franco fizeram questão de deixar uma mensagem aos leitores do PV. Segundo a Matilde, «se pensam em sair da Madeira, façam-no, pois só temos uma vida, não devemos desperdiçar o nosso tempo a pensar nas consequências. Se a experiência correr mal, pelo menos aprendemos alguma coisa e fica a experiência». Júlia defende que «todos devemos arriscar e sair da nossa zona de conforto, porque senão não exploramos, não atingimos o nosso potencial máximo. Emigrar é um bom desafio!»

Já a Mónica, muito emotiva, reconheceu que quando viu o seu desenho na capa do PV sentiu «um orgulho muito grande, por saber que o meu esforço foi valorizado.»

Em conversa sobre o processo criativo, a aluna confidenciou que, para conseguir criar, ouve música calma e gosta de estar sozinha. E descreve assim sua obra: «na minha ilustração vemos cor e a sua ausência, lixo, parte de uma figura humana e, principalmente, uma lâmpada partida com as flores a sair. Neste trabalho quis fazer um balanço do lado bom e do lado mau da sociedade. Ou seja, a ausência de cor e o lixo significam as atitudes erradas que as pessoas têm; e a figura humana, a lâmpada e as flores são o renascer, quando acordamos para a realidade.»

Ao detalhe, explicou que utilizou a técnica mista: «usei a grafite para os primeiros esboços e depois passei para o trabalho final, com lápis de cor, aguarela e colagem.»

Ao finalizar, a jovem da EBS D.ª Lucinda Andrade descreveu a visita à Casa das Mudas como «uma experiência inesquecível. Sem dúvida que hoje aprendi a valorizar ainda mais a arte. E ganhei inspiração para continuar a criar».


Um agradecimento especial aos Serviços Educativos do Museu de Arte Contemporânea da Madeira.

Vê todos os pormenores no vídeo!



Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.