Mais um Ponto e Vírgula, mais um premiado! [Vídeo]

Com o Prémio + Criatividade procuramos fomentar a participação dos alunos no Suplemento Ponto e Vírgula, premiando o trabalho mais criativo, que é mensalmente selecionado por uma personalidade convidada.

O trabalho mais criativo da edição de janeiro foi o poema ‘Porquê, o fim?’, da Laura Silva, aluna da Escola Básica e Secundária Dr. Ângelo Augusto da Silva. Uma escolha de Virgílio Caldeira, Diretor de Serviços de Educação Artística e Multimédia, da Secretaria Regional de Educação.

A vencedora, que se carateriza como «alegre, extrovertida e criativa», confessou que escrever é uma necessidade: «preciso de escrever para avivar os sentimentos e para me exprimir, pois é mais fácil no papel». Questionada sobre se é habitual partilhar o que escreve, Laura confidenciou que participa «em projetos como o Ponto e Vírgula e o CriaPOESIA», e que até mostra as suas criações na escola, aos amigos. «Mas alguns são só para mim!», revela, sorrindo.

Sobre ‘Porquê, o fim?’, a poesia premiada, a aluna explica que foi «algo espontâneo. Estava no feeling de escrever e até me sentia algo revoltada. Na minha idade, muitas vezes nos questionamos sobre o porquê de algumas coisas terem de acabar, e foi essa a minha motivação.»

Entre os seus autores favoritos, destaque para «Luís Vaz de Camões, pois conta a História, fala sobre sentimentos, é um génio da poesia. Conseguiu fazer uma obra de arte com a História de Portugal. Também gosto da Florbela Espanca, que conseguiu transferir os seus sentimentos para a poesia, da forma mais fantástica possível.»

No decorrer da visita ao Museu Quinta das Cruzes, prémio que «não estava nada à espera», a jovem teceu elogios ao PV, enaltecendo que «dá aos alunos a oportunidade de partilharem a sua ‘arte’ (textos, desenhos, fotografias…) e isso é muito importante, pois não há outro espaço em que possamos fazê-lo. É como se fosse um "museu", que podemos transportar, e que leva um bocadinho de nós!»

Por isso, já sabes… põe o teu talento à prova e participa. O próximo '+Criatividade' pode ser teu!

Uma nota final de agradecimento aos Serviços Educativos do Museu Quinta das Cruzes.

Vê todos os pormenores no vídeo!



Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.