Sabias que…


Não temos uma escola nova, mas temos +ESCOLA?

O projeto +ESCOLA foi criado pelos docentes José Pinhão e Teresa Vale, projeto este integrado no Plano TIC, onde pretendem disponibilizar conteúdos virtuais e interativos associados a imagens reais da nossa escola, que são acedidos através de dispositivos móveis (como os telemóveis ou tablets), recorrendo a ferramentas livres de realidade aumentada.

Este projeto surgiu depois de um encontro organizado pela ANPRI – Associação Nacional de Professores de Informática, onde abordaram a necessidade de promoção e dinamização de atividades que permitam catapultar a criatividade e o interesse dos alunos pelas Tecnologias de Informação e Comunicação, uma área grande saída profissional a curto, médio e longo prazo.

Desde logo duas ideias surgiram, uma para utilização de software e conteúdos existentes, promovendo a interdisciplinaridade e a aprendizagem pela descoberta, nas Oficinas TIC. E outra onde poderão criar conteúdos, recorrendo a software livre de realidade aumentada.


Até ao momento, já colocaram em prática as seguintes ideias:

- Associar uma descrição, vídeos e os horários das Oficinas TIC a molduras com imagens de personalidades que foram colocadas junto das salas de informática e de Ciências da Natureza;
- Permitir a pré-visualização dos filmes a serem apresentados na atividade “O cinema vem à escola” ao apontar o telemóvel para o cartaz que a promove;
- A passagem de uma mensagem relacionada com o símbolo da escola “Fernão Capelo Gaivota” “escondida” em várias gaivotas existentes na nossa escola.

Ideias não faltam e futuramente os professores referiram que se encontram ansiosos disponibilizar mais conteúdos, em conjunto com os alunos e os professores da nossa escola. Como qualquer outra ferramenta, esta é tão importante e útil quanto o que lhe quisermos e soubermos dar, por isso, e já que ainda não temos uma escola nova, que tenhamos +ESCOLA. 
 Jéssica e Rosalina

Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.