Projeto “ Dá asas aos teus livros”


O que farão a nossa turma e a professora de português com um armário vazio e com livros, em casa a apanhar pó, à espera que alguém os leia?
“Dá asas aos teus livros” é o nome do projeto que está a ser desenvolvido nas turmas 1,2,3 do 8.º ano, da minha escola. Este é uma espécie de biblioteca, baseado no boockcrossing, dando oportunidade não só aos alunos como também aos livros de poderem ler/ser lidos e de partilhar/serem partilhados.


Esta atividade é realizada uma vez por semana, na aula de português, onde podemos requisitar e entregar livros para partilha. Estes, por sua vez, são deixados no armário da sala, onde está indicado o nome do projeto, graficamente apelativo, desenhado e criado por três alunos da turma.
Existem dois responsáveis pelo armário e para catalogar os livros, o delegado e subdelegado, para garantir que tudo corra bem. Por enquanto, é uma atividade incipiente, mas, depois, será rotativa, ou seja, os responsáveis vão mudando todos os períodos letivos.


Esta é também uma boa ideia para quem ainda não encontrou nenhum livro para ler, no âmbito do PRL/PNL – Projeto Regional de Leitura/Projeto Nacional de Leitura - podendo escolher algum livro que lhe interesse da variada temática das obras que se encontram nas prateleiras do armário, que creio estarem cheias, muito em breve.
LER, PARTILHAR, CONFIAR são verbos agora usados no presente, todavia, espero que sejam usados no futuro, porque gosto do projeto e quero continuar a desenvolvê-lo, juntamente com a minha turma, no próximo ano letivo… É mesmo um projeto fantástico que incentiva a partilha, a confiança e, de uma maneira mais lúdica, a leitura!

Frases criadas pelos alunos envolvidos no projeto “Dá asas aos teus livros”:

- Se gostas de ler, anda aprender!
- Ler é viver! Queres viver? Com os livros podes crescer!
- Ler é uma forma de viver!
- Com os livros crescemos, com eles aprendemos e representamos o que sabemos!
- O 8.º 3 era uma turma simples… com vontade de ler… A professora deu a ideia e pôs tudo a mexer!
- Ler com paixão faz bem ao coração! Por isso, acredite no projeto destes jovens leitores!















 André Sousa, 8.º 3, da Escola Básica 123/PE Bartolomeu Perestrelo

Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.